Dicas inspiradoras que recebi essa semana. <3

Olá galerinha, tudo bem com vocês?

Nossa eu estou muuuuito feliz! Muito mesmo e meu coração está aqui trasbordante de amor carinho, afeto e quero compartilhar essa energia boa com vocês.
Hoje não vai ter casa, inspiração de decoração, vitórias nem sagas do cafofo, hoje eu vou falar de mudança nas lentes de como enxergamos a vida. Eu falo beeem, quem me conhece sabe que eu adoro um bom papo, mas vou tentar ser objetiva na minha mensagem, prometo.

download

fonte imagem: felicidade consciente

Tenho recebido de coração aberto muitas mensagens inspiradoras e vou compartilhar duas que para mim foram divisoras de águas.

A primeira veio ontem dá linda, musa, inspiradora empoderada jornalista Flavia Oliveira na aula inaugural da Shell Iniciativa Jovem (vou fazer um post contando tudinho pra vocês). Ela nos apresentou dados econômicos, nos inspirou, abriu o coração e foi lindo!
Gratidão demais.
Das muitas coisas ditas uma coisa que guardei a sete chaves no coração que me deu aquele estalo, é isso!
Foi a palavra DESAPEGO como reflexão, você deve estar pensando, mas como assim desapego Renata?
Bom vou falar de como eu recebi a palavra e o conceito, tá bem.
Gente o mundo tá mudando, o Brasil está passando por uma grande transformação, o tempo todo as pessoas estão falando que temos que nos reinventar, mudar ai bate aquele medo, aquela dúvida, inseguranças e você se pergunta como faz tudo isso,como muda nesse novo mundo, como se reinventa?
Entendi a palavra como uma das chaves para essas respostas DESAPEGANDO…dos velhos conceitos, das velhas formas de fazer, das velhas formas de pensar e para mim principalmente da culpa de estar “fora dos padrões”. Para assim se permitir o novo sem culpa, sem dor de coração aberto.
Fácil, claro que não! Difícil pra cacete mas muito necessário tentar.

FELIZ-COM-A-VIDA_planejar-felicidade

fonte imagem: feliz com a vida

A segunda foi no Fórum de Ideias que rolou essa semana fruto da parceria entre o Memorial Municipal Getúlio Vargas e o Cluster na palestra da Germana Uchoa, outra linda com uma energia top, que deu pra sentir que tá no mundo pra trocar, compartilhar fazer diferença. Diva, tô apaixonada por ela e seguindo em todas as redes…rs

Dela algumas dicas que vou carregar para a vida;

1 – Vá com medo mesmo
Gente quem nunca morreu de medo de começar alguma coisa?
2 – Você tem tudo que precisa para começar
Pega sua garra, vontade, desejo se joga na vida e vai…rsss

Voltando ao foco da postagem, o que quis compartilhar com vocês hoje é essa energia boa que tenho recebido.
Mude a forma como você está vendo as coisas, troque a lente que a inspiração tá ai dentro em algum lugar e quando você a encontra nooossa a felicidade domina tudo e faz dos seus dias mais felizes!

a-felicidade-nao-depende

fonte imagem: frases do bem

Tem mais, muito mais…
Se você leu esse texto até aqui e gostou curti o post, me conta para eu saber se devo compartilhar mais de tudo isso que tenho recebido com vocês.

É isso meus lindos.
Beijos felizes pra todos

 

Anúncios

O Segundo grande projeto – Parte I

pesquisa google

Gambiarra.

s.f. Bras. Instalação elétrica ilegal; gato.

Pop. Solução improvisada para solucionar um problema, paliativo diante de uma emergência, remendo.

Fonte:http://www.dicio.com.br/gambiarra/

Hoje apresento o início do plano de nosso quarto, como diz o ditado a necessidade ensinou o sapo pular e assim está acontece conosco, já tínhamos em mente a mudança de nosso quarto, mas acontecimentos fizeram antecipar esse projeto.

Tudo começou quando um dia no exato momento em que Continuar lendo

Passo a passo da restauração – Penteadeira

Oiii hoje vou me dirigir às pessoas interessadas em restauração de mobiliário, minha nova paixão que começou com o Cafofo.
Contando resumidamente como tudo começou, sempre tive uma reclinada paixão por móveis antigos, aproveitamento, reciclagem, etc. Esses apegos de família estavam na casa do meu pai aguardando a hora para serem resgatados (e que para o meu pai eram um monte de móveis velhos). Até que ano passado meu pai me deu um intimado e mesmo com a obra correndo solto por aqui precisei pegar os móveis senão eles iriam para o lixo. Engraçado como são essas coisas a primeira reação do Claudio foi de susto, medo da casa virar um museu, antiquário.
A reação dele aumentou o meu desafio, vi que precisava resgatar eles do “mundo dos mortos”e fazer algo neles pois estavam muito castigados. Nunca tinha feito nada parecido visando um bom acabamento, pesquisei bastante antes de decidir que caminha seguir e técnicas  porém não achei muita coisa realmente relevante ensinando como fazer. Então peguei todas essas dicas soltas e testei primeiro na mesinha de cabeceira que já postei aqui no blog. Gente fiquei tão feliz em repaginar, renovar, restaurar e dar uma nova  aquela mesinha que estava jogada com sobra de tinta da nossa cozinha que uma paixão nasceu.<3
E cá estou eu compartilhando o pouquinho que já sei com vocês, então vamos lá mãos a obra?

Fiz um passo a passo mostrando o processo:
1- A primeira coisa que deve ser vista é o estado da peça, não adianta o móvel ser lindo e estar em um estado muito ruim de conservação.

2- Seu móvel é madeira ou materiais similares?
Ambos devem seguir o preparo, a diferença vai ser a quantidade e finalização.

3- Mãos à obra, o primeiro passo e super importante é o lixamento.
Como a penteadeira era laqueada (= muitas camadas de tinta) usei a lixadeira com lixa 60 onde pude, depois parti para o manual. Um grande trabalho de paciência com esse monte de curvas.

lix

Vocês conseguem perceber quantas camadas de tinta?

pentlixa2

Lixei o tampo todinho, pois eu queria deixar ele na madeira, mas descobri que ela é de um material bem feio e que estava muito machucado, com remendos tive que desistir. Mas quis explorar o detalhe na madeira.

Das surpresas que podem aparecer no caminho: cupim e broca!
Achei uns furinhos suspeitos investigando descobri isso, minha sorte é que os cupins não se criaram não encontrei nenhum ( me dá nojo só de imaginar o bichinho, ecati).
Por precaução fiz o tratamento para cupim, usei o produto chamado Pentox, o cheiro dele é beem forte tivemos que colocar a penteadeira para dormir na varanda. rs

IMAG0867

Resultado do ataque dos cupins.

4- Emassar, as áreas machucadas necessária.
Na mudança um dos pés da penteadeira foi fortemente machucado e saiu do eixo. Precisei “esculpir” ela na massa e tampar os buracos deixados pelo cupim.
Massa é simples, aplicou lixou, aplicou lixou até a superfície ficar perfeita. Ah é importante ir subindo o número da lixa entre as aplicações, até chegar num bom resultado de acabamento.

 

5 – Primer, esse passo é importante em qualquer tipo de pintura e indico escolher de acordo com o tipo de tinta que você irá usar.

 

 

6- Pintura, nesse processo a escolha da tinta é essencial, o ideal seria uma tinta própria para madeira. Depois do sucesso da mesinha de cabeceira optei por comprar tinta pva para usá-la futuramente no nosso quarto escritório, mesmo sabendo do risco de dar errado.;)
Escolhi a cor é amarelo canário da Suvinil, queria um amarelo que equilibrasse bem com a tinta beterraba. Para isolar o friso que ficaria na madeira usei fita crepe para vedar, mas depois descobri que tem uma fitas específicas para esse acabamento.
Seguir a indicação de diluição da tinta também é bem legal, mas na primeira demão indico usar um pouco mais rala para “queimar” e uniformizar melhor as próximas demãos.
Passei 3 demão de tinta para atingir o resultado desejado.

A bagunça aqui em casa estava tão grande que da até uma vergonha de postar essas fotos, lembrem-se p.f.  estávamos morando no meio da obra.

Reparem nesse selinho nas costas dela, ele é a certidão de nascimento do móvel. Infelizmente que restaurou ela da primeira vez tentou arrancar e pintou por cima. ;/

7 – Verniz, é uma opção que aconselho para uma melhor conservação da peça. Comprei um verniz em spray brilho da Suvinil, mas não dei muita sorte o negócio entupia toda hora tive que pedir ajuda pois tive que fazer uma força surreal pro produto sair. O resultado depois de tanta luta não ficou tão uniforme, deu uma leve estragada em todo o meu trabalho de pintura por isso na minha próxima peça vou pesquisar outras opções de aplicação do verniz.

penti

8 – Mimo para as gavetas, comprei papel de presente e dei um pouquinho de amor para elas. Apliquei com cola branca diluída em água com muito cuidado para não dar bolha, tipo a técnica de aplicar adesivo e depois que secou dei mais duas demãos para impermeabilizar.

IMAG0934

9 – Ferragens, devem ser pensadas no início do projeto para que se for preciso você já refaça a furação e tape na etapa da massa os buraquinhos.
No post ‘Mais um desafio de restauração concluído! Iupi’aqui no blog eu conto o quanto não pensar nisso atrasou meu projeto.

Ela pronta ficou assim (abstraiam a bagunça de fios, p.f.)

 

 

Quero saber se vocês curtiram o passo a passo? Acham válido postagens assim?
Retornos são bem vindos.

Beijos meus,
Renata Pedro

 

Mais um desafio da restauração concluído! Iupi

Fui procurar agora a postagem de quando comecei a restauração da penteadeira e cai pra trás, foi no dia 04/10/2015 e ela já estava “pronta” quando fiz a postagem só faltavam os puxadores. Nossa, vergonha me define.
A bichinha já até lascou e sofreu bastante com as movimentações aqui no cafofo, e eu devendo essa postagem. Sorry!
O motivo da demora é também uma dica.
Quando decidi repaginar a penteadeira, não pensei direito no projeto me empolguei e sai pintando não via a hora de ver ela linda, quando chegou a hora de colocar os puxadores, ops vi que os originais não ficariam bons só que como ela já estava pronta eu precisaria aproveitar a furação.

O antes

penteadeira1

Antes

 

E o resultado após pintada

penti

 
Gente eu queria um puxador de porcelana fofo pra ficar na mesma linha da mesinha de cabeceira. Andei o Saara inteeeeiro, procurei na internet e nada de achar nada dentro do padrão de furação até achei algumas coisas mais tudo no valor de um rim, só depois descobri que o padrão de furo dela já não é mais muito usado.

Acabei me rendendo a uma proposta um pouco mais moderna, mas achei que deu um ar moderno gostei mais do que a ideia inicial.

 

IMAG3342

Ela pronta, abstraiam os fios eles vão sair dai é temporário.

IMAG3344

Composta na parede <3

E assim resgatei mais um móvel do apego, a penteadeira do quartinho de “princesa”da minha infância encontrou seu espaço aqui no Cafofo.
A sensação de missão cumprida é deliciosa, amo essa arte de transformar e repaginar coisas que já perderam o valor para olhos não tão atentos. Me apaixonando cada dia mais por essa arte.
Para quem se interessa em dicas para repaginar aquele móvel antigo que está ai na sua casa meio de lado essa semana farei um post do passo a passo explicando como fiz.

Beijos meus.

por Renata Pedro

 

Agora é oficial

Agora que o ano realmente começou estamos cheios de novidades, a mais esperada delas é que finalmente marcamos o Open House do Cafofo, vai ter open house, vai sim senhor!
Vamos cortar a fita vermelha e compartilhar nosso cantinho com a família e amigos, queremos festejar com todos os queridos que acompanharam conosco nossa saga, e vai rolar bagunça. \o/

Estamos na maior correria aqui para colocar em prática o maior número possível de projetinhos da nossa listinha DIY com isso teremos muitas dicas para compartilhar e divulgar por aqui.
Estamos pensando em fazer vídeos, o que vcs acham?

Já vou começar hoje com novidade por aqui, que rufem os tambores…

Esse ano vamos trabalhar a identidade visual do cafofo S2, vou trabalhar nela aos poucos devido a falta tempo e daquela sagacidade nos programas (modo ferrugem tá brabo).
Mas quero transmitir por aqui também o clima que estamos vivendo por aqui, que a cada dia fica mais gostoso, lindo e no melhor no estilo nós2.

A ideia era representar o lar com esse amor complementar, o primeiro rabisco foi esse;

IMAG3291_1

 

Mas quando cheguei no computador não sei muito bem acabei evoluindo para essa forma abaixo, não preciso dizer que odiei, né? Nem evolui muito no desenho, deixei ele de lado e fui me dedicar as minhas plantas.

rascunho1

Estou eu lá nas minhas plantas desenhando e meio sismada com o logo, acabei voltando pro computador e evolui para esse desenho abaixo, que ficou bonitiiinho mas sabe quando vc olha, olha e não vem aquele amor? Eu estava assim, mais uma vez deixei de lado…

rascunho2

Hoje ao acordar tive um momento eureka, rabisquei a ideia e fui tomar meu café

IMAG3292_1

Em seguida fui pro computador, rabisca aqui, mexe dali, alinha pede opinião e cheguei aos  resultado abaixo, pela quantidades de amostras vocês já percebem que falta aquele 1% pro amor

rascunho 3

 

Volto para as minhas atividades e o bichinho comichão não saia de mim, comecei a pensar em uma forma de fazer o logo funcionar, não aguentei e fui testar e o resultado foi esse

logo cafofo p&amp;blogo cafofo color

 

E veio aquele momento gostoso do é isso! Ameeeei. Consegui transmitir a essência do cafofo, um lar de amor e harmonia entre dois indivíduos diferentes que constroem juntos.

Eu estou morrendo de amores e curiosa, o que vocês acharam???

Beijos meus.

;*

 

Desafio restauração, segunda missão

Oiii gente tem novidade nascendo, rumo ao cumprimento do desafio!!!  \o/
Sei que não me lancei um desafio formal aqui no cafofo mas citei lá no post “E vai começar a brincadeira – restauração I”
” E vai começar a brincadeira – restauração I” , que trouxe alguns móveis antigos lá de Petrópolis; um a mesinha de cabeceira e “seus amiguinhos” me lançando de forma indireta um desafio.
Por que desafio, eu nunca havia restaurado nada, e trouxe comigo logo um pacotão. Mas te contar apaixonei, é muito gostoso e gratificante dar vida nova àquelas madeirinhas lindas esquecidas no cantinho. Na minha listinha tenho;

-Mesa de cabeceira – check, fofa e linda! <3
-Penteadeira
-Mesa
-Armário Branco
-Armário Madeira

Primeiro me achei meio maluca em me comprometer em restaurar tantas peças, mas hoje fico orgulhosa em ver as coisas caminhando por aqui e em compartilhar mais novidade com vocês.
O desafio da vez será a penteadeira, olhem a foto dela como ela chegou por aqui.

Antes

Antes

Infelizmente a foto está liiindia, e me justifico afinal obra / restauração / moradores tudo dentro do mesmo cafofo é um fuzuê só, não sobram muitos espaços para os registros nem fundos. E estou aproveitando a bagunça para pintar sem medo.
Notícia feliz para quem nos acompanha, a parte pesada tá acabando!
Agora é foco na reta final, correr pro abraço e encher o cafofo de carinho, nostalgia, muitos mimos e transformá-lo cada dia mais no nosso lar doce lar.

Fiquem de olho, pois tá nascendo peça nova restaurada aqui no cafofoS2.

Beijiiiinhos

por Renata Pedro

Nem só de projetos bem sucedidos se faz um cafofo…

Hoje vou compartilhar com vocês mais um daqueles momentos expectativa x realidade.
Eu queria fazer algo para proteger a parede em torno do tanque, mas não queria gastar muito sabe….
(Esqueci de tirar foto de como estava antes e não encontrei nenhuma ;/ )
A ideia era dar um pouco de carinho para aquele cantinho, pesquisei um pouco e estava super empolgada com as possibilidades todas no esquema faça vocês mesma. E pensando no custo benefício também era melhor…
Acabei optando pelas linhas geométricas, eu amooo e  ainda não tinha conseguido pensar num lugar para aplicar aqui no cafofo, então foi a minha oportunidade.

f7e038cf147121feb1972dc375cbf864

Inspiração linhas geométricas

Comprei adesivo contact branco e caneta permanente, a ideia era fazer uma composição com inspiração, mas na historinha do azulejo. Comecei a rabiscar e um pequeno acidente no meio do caminho me fez perceber que a tinta iria soltar e manchar em contato com água. Fiquei tão triste, estava ficando tão lindooo…

Azulejos geométricos

Azulejos geométricos

Acabei voltando para as pesquisas e dentre as coisas lindas que encontrei fiquei dividida entre duas opções maravilhosas

e22701c3c3cec44a9c88af78f07ff7d8           e2ab6d5be5f7ab9696dc5a8da64d3a15
Mas minha busca pelas novas cores não foi muito feliz, não encontrei contact em tom pastel. Como sou um ser ansioso e já tinha feito uma pesquisa mal sucedida aqui na net, acabei me rendendo as opções que tinha e optei pelas cores verde, azul e branco me inspirando na foto primeira foto.

IMAG1140

Mãos a obra mais uma vez, comecei a montar o quebra cabeça, mas não estava bom, algo nele me incomodava, acho que pode ser o tom do azul ou o espaço que tenho ser muito pequeno, não sei ao certo…

IMAG1070

Como não estava gostando, acabei desistindo do projeto e comecei a procurar outra coisa. Quando eu já estava começando a pensar em fazer algo mais simples, mas igualmente lindo e usar somente duas cores como nas fotos abaixo.Uma amiga solta a sugestão de usar o jogo tetris como inspiração…

e55015e73d58f5e5975058d9d0c6cc58

Uma luz ascendeu em minha mente, sabe aquela sensação nostálgica gostosa? Me dominou, joguei tanto esse jogo, gostava tanto que não pensei duas vezes seria a solução mais descontraída. Eu conseguiria aproveitar o material que eu tinha e ficaria lindo, divertido…

TretisBookShelf-Feature

Fiz os moldes das peças com todo o cuidado, risquei com atenção, cortei

IMAG1090

Vamos jogar?

Quando começo a minha brincadeira tive dificuldade de encaixar algumas peças, acabei tendo que “dar um jeitinho para terminar de montar. Não fiquei mega feliz com o resultado, considerando todo o cuidado que eu tive, vejam…

IMAG1120                              IMAG1121

IMAG1128                       IMAG1130

IMAG1129
Mas esse virou um dos cantinhos nostálgicos da casa, tem uns defeitinhos mas estou morrendo de amores por ele!
E o bom dessa ideia é que posso trocar o tema sempre que eu quiser.
Continuar lendo